Cabeça Suja


"...A importância destas duas perguntas é evidente e sabemos que a determinação em todo o mundo é para que os juizes penalizem mas não desclassifiquem o pássaro "cabeça suja..."
Fonte: Renato Uchôa - Juiz OBJO

 

Cabeça Suja

Qualidade ou Defeito ?

 
"Cabeça suja", qualidade ou defeito?
     A resposta a esta pergunta é facil: defeito. Entretanto quando pensamos num defeito as perguntas que logo surgem são: É um defeito desclassificante?, É transmitido sempre aos descendentes?
     A importância destas duas perguntas é evidente e sabemos que a determinação em todo o mundo é para que os juizes penalizem mas não desclassifiquem o pássaro "cabeça suja". A resposta à segunda pergunta é que pode-se criar "cabeças limpas" de "cabeças sujas". Assim sendo é claro que o ideal seria criarmos sempre pássaros fantásticos sem estes defeitos, o que nem sempre é possível.
     Em minha opinião a melanina tem um papel importantíssimo no tamanho de corpo, tipo de pena e empenação dos periquitos. Assim sendo eu particulamente acho que é bom termos alguma coisa de "cabeça suja" no plantel, desde que o pássaro seja "fora de série" e que não percamos o controle deste defeito, ou seja que a grande maioria do plantel seja "cabeça suja". O ideal é que a grande maioria seja "cabeça limpa".
     Este problema tem sido discutido ao longo dos anos e creio que a opinião por mim aqui relatada é a opinião de consenso no mundo.
     Assim sendo, acho que todos nós devemos trabalhar com cuidado com "cabeça suja" como com qualquer outro defeito pois poderemos caminhar para uma situação sem volta. Não podemos esquecer que nosso objetivo é a procura da perfeição.