Canário branco preparo para exposição


"...Os canários brancos necessitam de um maior cuidado no que diz respeito à sua limpeza, pois somente um pássaro totalmente limpo pode mostrar a sua brancura imaculada. Por mais qualidades que apresente, certamente terá sua chance diminuída em concursos caso não seja cuidadosamente preparado..."
Fonte: www.canarilvalenca.com.br


 

Canário branco preparo para exposição

Os canários brancos necessitam de um maior cuidado no que diz respeito à sua limpeza, pois somente um pássaro totalmente limpo pode mostrar a sua brancura imaculada. Por mais qualidades que apresente, certamente terá sua chance diminuída em concursos caso não seja cuidadosamente preparado.

 

Diz o ditado, que um concurso se ganha na mesa de julgamento. Quantos canários excelentes não perderam porque se apresentaram desarrumados ou sujos na mesa?
Tomando-se certos cuidados, seu canário estará em condições de mostrar toda sua potencialidade e com reais chances de ganhar. Para que tudo se conduza a contento, siga os seguintes passos:

 

1- Observe os filhotes que se sobressaírem e separe-os, imediatamente, em gaiolas menores (em criadeiras de 03 a 04 no máximo, por gaiola). Após a separação dos pais, os filhotes eleitos tão logo iniciem a muda devem ser retirados da voadeira, para evitar a debicagem.

 

Não gosto muito de individualização em gaiolas de exposição, porque as penas da cauda e da asa se quebram e desarrumam com facilidade. Outro inconveniente é que, individualizando, o pássaro dificilmente se banha.

 

Aconselha-se oferecer o banho em filhotes somente depois de finalizada a muda da região da espádua, pois a tendência, ao se molharem, é de se lubrificarem e se coçarem, o que poderia provocar sangramento das penas em desenvolvimento.
2- Dê sol e banho, com freqüência, o máximo possível. O canário necessita de muito sol, não só para fixar vitaminas, mas também acentuar o brilho e a beleza de sua plumagem. Caso não se banhe sozinho utilize uma bombinha de molhar plantas, adicionando de vez em quando 03 ml de glicerina líquida para ½ litro de água.
3- Lave seu branco com sabão de côco ou outro que seja neutro, principalmente na cauda, ponta da asa e ao redor do bico. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias. A ponta da cauda deve ser lavada semanalmente para evitar o encardimento.
4- Não dê verdura ao seu canário nos 30 dias que antecederem a exposição. Eu, particularmente, após o desmame, suspendo o fornecimento de verdura.
5- Em caso de sangramento do pássaro, retire a pena com hemorragia, utilizando uma pinça, tomando o cuidado de puxá-la no sentido nascente, evitando que eventualmente, ela cresça torta. Havendo sangue na plumagem do pássaro, lave imediatamente a região afetada, pois a mancha, depois de seca, dificilmente sai no canário branco.

 

6- Habitue-se a apanhar seu canário pelas mãos, isso evita que ele se torne "selvagem", ao mesmo tempo em que se realiza uma inspeção nas penas quebradas, retirando-as, quando necessário. Lembre-se que as penas da cauda levam cerca de 40 a 45 dias para nascerem e as da asa, em torno de 35 dias.