Psittacus Erithacus Erithacus

 


O papagaio cinzento é um dos papagaios mais apreciados, devido à sua enorme inteligência e à grande capacidade que têm para falar.
Autor: Sitio das Aves



 

Psittacus Erithacus Erithacus

Papagaio cinzento cauda vermelha 

O papagaio cinzento é um dos papagaios mais apreciados, devido à sua enorme inteligência e à grande capacidade que têm para falar. É um papagaio muito elegante e com uma  postura muito bonita. É uma espécie extremamente sensível, por isso aconselho sempre aves criadas à mão e nunca uma ave de importação.

Tem uma grande capacidade de aprender um grande reportório de palavras e sons, e sempre ao longo da sua vida, o que os diferencia de algumas espécies que perdem talento à medida que crescem. Destacam-se de outras espécies devido à rapidez com que aprendem palavras e pelo seu talento para aprender o tom de voz das pessoas.

Sempre que seja tratado com muito amor e atenção, o papagaio cinzento é um papagaio que demonstra um grande carinho e uma forte ligação para com as pessoas que dele cuidam e com ele convivem.

Os exemplares jovens apresentam a iris do olho escura, a cauda vermelha com as pontas das penas escuras. Só após a primeira muda da pena é que a cauda fica totalmente vermelha.
Existem três sub espécies de papagaios cinzentos, distribuídas por regiões diferentes:
Psittacus Erithacus Erithacus:Conhece-se por papagaio cinzento de cauda vermelha, encontra-se em maiores quantidades na Guiné, Tanzania e Kénia. Das três sub espécies é a maior, atingindo 33cm de comprimento e a sua plumagem apresenta-se num cinza prateado.
Psittacus Erithacus Princeps: É uma sub espécie  muito similar à anterior, mas apresenta uma cor cinzenta muito mais escura. Existe muito nas ilhas Golfo da Guiné, esta sub espécie raramente foi exportada para a Europa.
Psittacus Erithacus Timneh: É conhecido como cinzento cauda de vinagre. De tamanho mais reduzido que as duas sub espécies anteriores, apresenta as penas da cauda de cor castanhas. Existe muito na Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim.
Qualquer das três sub espécies tem a mesma capacidade de aprender a falar e de imitar imensos sons.