Gaiolas de Construção Caseira

 


Na colocação das frentes não foram utilizados pregos.

Autor: Alberto Nunes


 

Gaiolas de Construção Caseira

Eis as minhas gaiolas de criação de construção caseira.

Para a construção utilizei uma frente de compra de 72cm, contraplacado revestido (não tenho a certeza se é este o nome - é daquele de que são feitos os móveis), um berbequim e uma rebarbadora.

Adquiri a madeira num carpinteiro (comprei logo uma filha completa deste tipo de contraplacado) que ma cortou logo das medidas que eu quis e que, neste caso foram, para cada gaiola: 1 placa de 72x33 (parte de trás), 2 placas de 74x42 (tampo e fundo) e 2 placas de 33x40 (lados da gaiola). Assim as medidas reais da gaiola são 72cm de frente, 33cm de altura e 39 cm de profundidade.

As frentes foram inserida em furos à conta de modo a não ser necessário a utilização de qualquer prego para as segurar e foram colocadas 1cm "dentro" da gaiola de forma a evitar que as aves roessem as quinas.

O fundo sobressai 2 cm para fora de forma a sustentar os fundos amovíveis que foram feitos em platex e têm por finalidade facilitar a limpeza das gaiolas (nesta imagem os fundos não estão colocados nas gaiolas mas é possível ver o espaço que lhes está destinado entre a frente e o fundo da gaiola.

Na colocação das frentes não foram utilizados pregos. As paredes laterais das gaiolas e os tampos foram furados à medida das frentes e estas foram encaixadas nesses furos, o que torna as gaiolas bastante atraentes do ponto de vista estético. Foi deixado um espaço entre a frente e o fundo da gaiola de forma a ser possível colocar fundos amovíveis para que a limpeza da gaiola seja mais fácil. Estes pormenores são visíveis nas imagens 1, 2 e 3.

No final, cada gaiola de 72x40x33 ficou por pouco mais de 20€ (incluindo comedouros e ninhos!).

 

 

Imagem 1 - vista lateral interior

 

Imagem 2 - vista lateral exterior (um dos furos)

 

Imagem 3 - vista da parte superior da frente (perfeitamente junta com o tampo)