Fungos

 


Os fungos são os maiores inimigos da criação.

Autora: Stella Maris Benez


 

FUNGOS

Os fungos são os maiores inimigos da criação. É uma doença de elevada mortalidade, talvez a que mais mata filhotes geralmente depois do terceiro aos 12 dias de vida, provocada pelos fungos Aspergillus fumigatus, Aspergillus flavus e Aspergillus glaucus. Os sintomas são: diarréia meio esverdeada, sede intensa, abatimento, tosse, febre, inapetência, crise de respiração com catarro, o pássaro fica abrindo e fechando o bico e expulsando catarro do nariz. Manifestações diarréicas crônicas de cor amarelada também são comuns.

O grande problema ainda é que ela nos filhotes quase sempre vem associada a outra doença , notadamente a colibacilose e mycoplasmose. O diagnóstico pode ser feito através de microscópio, examinando a secreção catarral ou um esfregaço das vias respiratórias.

A profilaxia de um modo geral é não se ministrar aos pássaros comidas úmidas, mofadas ou vencidas. Não mantê-los em ambientes úmidos e mal ventilados. A umidade nas gaiolas e no ambiente são as principais causas dessa doença. Os esporos (sementes de fungos) ficam no ar, à espera de algum ambiente úmido para ali formar uma colônia de fungos.

É muito difícil conseguir a cura. Existe terapia específica, porém não consegue atingir eficientemente o tipo de lesão granulomatosa formada na ave em diferentes órgãos.  Existe medicamento fungicida natural, extraído de vegetais e também o proprionato de cálcio, administrado misturado às sementes à base de 1 grama por quilo, para impedir o desenvolvimento desse fungo e conseqüente formação de suas micotoxinas, principal causadora de moléstias.

Podemos até terminar com os fungos, aquecendo no forno as sementes, todavia as micotoxinas são termoestáveis, ou seja, resistentes ao calor e tem um caráter acumulativo, isto é, cada vez que a ave ingere a micotoxina ela é depositada no seu organismo, não sendo eliminada facilmente. As micotoxinas causam mortalidade em adultos e filhotes, baixa fertilidade, queda de resistência à doenças por atingir órgãos imunes etc. Interessante fazer periodicamente a fumigação ou seja retirar os pássaros do criadouro e através de um fungicida em fumaça utilizado em granja de frangos para exterminar os fungos do ambiente.