Alimentação Manual de Filhotes

 


Temos observado nos últimos anos um grande avanço nos cuidados com as aves ornamentais mantidas em cativeiro.

Fonte: Alcon 


 

 

 

 

 

 

 

Temos observado nos últimos anos um grande avanço nos cuidados com as aves ornamentais mantidas em cativeiro. A evolução das técnicas de criação, reprodução e tratamento é muito expressiva. O mercado acompanha esta evolução, com o desenvolvimento de produtos modernos e específicos para pássaros e aves ornamentais.

O despertar para a consciência ambiental tem aproximado cada vez mais as pessoas das maravilhas de nossa natureza. A preocupação com a conservação das inúmeras riquezas de nossa fauna e flora faz parte do dia-a-dia de nossa população, desde crianças até os mais idosos.

Temos hoje distribuídos por todo o país vários centros de recuperação de animais silvestres. Estes animais são protegidos pela legislação ambiental, porém muitas vezes são flagrados nas mãos cruéis do tráfico de animais. O sucesso no tratamento, recuperação e re-introdução destes animais na natureza tem ocorrido graças ao conhecimento técnico e boa vontade dos profissionais envolvidos, além do suporte de produtos modernos e técnicas avançadas.

Uma das estratégias adotadas para combater o comércio ilegal de animais silvestres foi a normatização para o funcionamento de criatórios de animais silvestres, que são fiscalizados pelo IBAMA (ver quadro). A partir daí o mercado começou a ser abastecido com animais legalizados e devidamente documentados. Assim os consumidores passaram a ter a oportunidade de manter em suas casas animais como Papagaios, Araras, Jabutis ou mesmo Jibóias, sem o peso legal e moral de manter em cativeiro animais coletados na natureza.

Aves e pássaros como Pet

Dentro da rica diversidade de animais da fauna brasileira, a variedade de aves é grande destaque. Com a legalização dos criatórios houve um aumento muito grande no número de aves ornamentais mantidas como Pet. Hoje é possível manter em casa desde pássaros como Curió e Sabiá, até grandes Psitacídeos como Papagaios e Araras, todos oriundos da criação legalizada.


No processo de criação controlada e tecnicamente bem conduzida, há uma constante preocupação com o desenvolvimento de aves saudáveis e mansas. A criação dos filhotes “na mão”, com a alimentação fornecida constantemente pelo técnico tratador, é prática comum principalmente com Psitacídeos. É importante ressaltar que os Psitacídeos médios e grandes possuem uma maturidade bastante tardia, entre 3 e 7 anos. Os filhotes já criados, vendidos com alguns meses de vida, ainda são “bebês”. A criação “na mão” aproxima muito estas aves das pessoas e desenvolve animais extremamente mansos.

A importância da alimentação

O processo de alimentação dos filhotes pelos pais na natureza é extremamente delicado e importante. Junto com o alimento que os pais transferem de seu trato para os filhotes, também são transferidas enzimas digestivas e bactérias benéficas responsáveis pela colonização da flora intestinal. Este processo de enriquecimento da capacidade digestiva dos filhotes é fundamental para seu desenvolvimento, daí a necessidade de extremo critério com relação à qualidade do alimento que irá substituir a alimentação pelos pais na natureza. Muitos dos problemas enfrentados com filhotes estão relacionados com a alimentação, em especial o manejo incorreto e a qualidade duvidosa do alimento.

Alcon Club Papa para Filhotes é um alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao “desmame”. Pode ser usado tanto para alimentação de filhotes “na mão”, sem a participação dos pais, assim como para a suplementação de pais e filhotes em sistemas em que os pais participam da criação. Também recomendado para a alimentação de pássaros doentes ou convalescentes. Apresenta excelente digestibilidade, pela presença de enzimas digestivas, perfeito balanceamento de nutrientes e uniformidade na textura. Além de vitaminas e minerais, o alimento é enriquecido com Prebiótico e Probiótico que favorecem a instalação da flora intestinal benéfica aos filhotes, responsável pela melhoria na absorção de nutrientes e maior resistência às doenças.

Alcon Club Papa para Filhotes está disponível em duas versões:

Psitacídeos - Papagaios, Araras, Calopsitas, Agapórnis, Periquitos, entre outros.

Pássaros - Curiós, Bicudos, Azulões, Canários, Exóticos, Coleiras, Sabiás, Trinca-Ferros, entre outros.