Alguns Cuidados na Alimentação Manual

 


Criadores experientes costumam ter definidos estes critérios para as suas espécies.

Fonte: Alcon 


 

 

O sucesso para o maior aproveitamento do alimento está na combinação de quantidade e freqüência de administração, que varia conforme a espécie. Criadores experientes costumam ter definidos estes critérios para as suas espécies.

A cada alimentação o filhote consome cerca de 10 a 12 % de seu peso corporal.
      
Experiência e cuidados do tratador são fundamentais no manejo alimentar dos delicados filhotes.
 
Para evitar o risco de contaminação, é muito importante a limpeza criteriosa de todo o material de preparo e fornecimento da papa, como tigelas, sondas e seringas.
 
Cuidados com a temperatura: Evitar usar água com temperatura superior a 50 ºC durante o preparo da papa, para não comprometer a atividade de alguns componentes. Observar com rigor a temperatura de fornecimento da papa, cerca de 38 ºC, que deve ser homogênea em toda a mistura. Quando o tempo de alimentação for relativamente longo (vários filhotes), cuidar para que a temperatura de fornecimento seja mantida. Pode-se usar uma estrutura do tipo “banho Maria”.
 
Cuidar para não superalimentar os filhotes. Algumas aves costumam ainda demonstrar interesse pelo alimento, mesmo já tendo esgotada sua capacidade de ingestão. Nestes casos há risco de regurgitação e inalação do alimento, com conseqüentes problemas respiratórios, como pneumonia.
 
Não reaproveitar papa preparada para alimentação anterior. Preparar a quantidade necessária para cada administração e descartar eventuais sobras.
 
Após a alimentação, havendo restos de alimento no bico, remover com água morna. Pingar algumas gotas de água dentro no bico, para limpeza interna. 

 

Opinião de Quem Entende 

Acompanhe alguns depoimentos de profissionais do setor que tiveram oportunidade de utilizar Alcon Club Papa para Filhotes.

“Na criação de filhote de Arara Canindé (Ara ararauna), utilizamos duas marcas de alimento importadas, até o 20º dia, não obtendo os resultados esperados. Ao 21º dia começamos a usar alcon Club Papa para Filhotes – Psitacídeos e houve uma significativa melhora no desenvolvimento e ganho de peso diário. Com 60 dias de idade já se encontravam bem empenadas, com quase todo o corpo e também na face cobertos. Não foram observadas marcas ou descoloração nas penas, sinais típicos de deficiência nutricional. Também não foram observados sinais de descalcificação ou deformidade óssea. A partir desta fase deu-se início a alimentação com a ração extrusada alcon Club Psita Sticks para iniciar a transição gradativa da alimentação de filhotes para a de adulto. Os pais são alimentados com esta ração extrusada, que teve boa aceitação desde o primeiro dia, não só por eles, mas por todos os Psitacídeos do zoológico”.

Patrícia Hoerner Cubas – Médica Veterinária e equipe (M.Vet. Ketri Galiciolli e M.Vet. Luciana Chiyo)
Zoológico Municipal Bosque Guarani – Foz do Iguaçu – PR
Telefone: (45) 523-9136

“Tivemos oportunidade de utilizar alcon Club Papa para Filhotes Psitacídeos na criação de filhotes de Arara em nosso criatório. O produto mostrou estar no nível de qualidade dos melhores produtos importados, principalmente no que se refere à solubilidade, digestibilidade e aceitação pelas aves”.

Mariangela Allgayer – Bióloga e Médica Veterinária
Criatório Asas do Brasil Novo Hamburgo RS
Telefone: (51) 595-7020 / 594-9120